AS BRINCADEIRAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA (EB)

Adicionar ao carrinho

Professor

Patricia Romão

Carga horária

10 horas

Objetivo

Este curso tem como objetivos:

Objetivo Geral: Subsidiar a prática educativa, por meio de discussões, reflexões e propostas que articulem a Matemática e as Brincadeiras no cotidiano escolar.


Objetivos específicos:


  • Conhecer os documentos norteadores da Educação Infantil;
  • Refletir sobre a  importância do Brincar na Educação Infantil;
  • Identificar as possibilidades das brincadeiras no aprendizado de Matemática;
  • Conhecer o sistema de numeração e suas possibilidades brincantes;
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática nas brincadeiras folclóricas (amarelinha, corda e bolinha de gude);
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática e a Geometria na Educação Infantil;
  • Adquirir repertório prático e teórico para incorporar a Resolução de Problemas como metodologia nas aulas de Matemática.
  • Elaborar planejamentos e registros como instrumentos para Documentação Pedagógica.

Observação:  Nos três  módulos o aluno terá vídeo-aulas para disparar as discussões teóricas e práticas, bem como material em PDF, link de vídeos de referência e toda referência bibliográfica para subsidiar a prática educativa.

Descrição

Sabemos que as crianças não entram na escola sem qualquer contato com a Matemática e que a formação inicial do docente possui lacunas muito significativas em relação a essa disciplina. Desse modo, se trata de um desafio para o professor articular, na Educação Infantil, elementos em seu planejamento que proponham uma “Matemática Brincante”.  Para isso, este curso foi organizado em 3 (três) módulos:


Módulo l: O brincar e a Matemática na Educação Infantil’;

Módulo ll: Brincadeiras tradicionais e a Matemática;

Módulo lll: A geometria e as brincadeiras nas aulas de Matemática;

Desse modo, o curso pretende subsidiar a prática educativa docente com reflexões e ideias que possam ser incorporadas no cotidiano das escolas.


Carga horária: 10 horas

Dedicação mínima por semana: 2 horas

Tempo máximo para conclusão do curso: 5 meses

Avaliação final: mínimo de 70% de apreensão do conhecimento.

Público-alvo

CURSO EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DO BEM (PÚBLICA OU PRIVADA), QUE ESTEJA ATIVA NO PROGRAMA. 


Caso você não pertença ao quadro de funcionários, clique aqui para ser redirecionado à página do curso padrão.


Professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, cuidadores, auxiliares de educação e coordenadores pedagógicos.

Disciplina Descrição Professor Aulas
Módulo 1 - O Brincar nas aulas de Matemática Patricia Romão 4 aula(s)
Módulo 2 - Brincadeiras tradicionais e a Matemática Patricia Romão 7 aula(s)
Módulo 3 - Geometria e as aulas de matemática Patricia Romão 2 aula(s)

Investimento

R$ 147,00


Utilize o cupom que você recebeu por e-mail para ter o acesso 100% gratuito a este curso.

Adicionar ao carrinho Ver vídeo demonstrativo