AS BRINCADEIRAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA (EB)

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Professor

Patricia Romão

Carga horária

10 horas

Objetivo

Este curso tem como objetivos:

Objetivo Geral: Subsidiar a prática educativa, por meio de discussões, reflexões e propostas que articulem a Matemática e as Brincadeiras no cotidiano escolar.


Objetivos específicos:


  • Conhecer os documentos norteadores da Educação Infantil;
  • Refletir sobre a  importância do Brincar na Educação Infantil;
  • Identificar as possibilidades das brincadeiras no aprendizado de Matemática;
  • Conhecer o sistema de numeração e suas possibilidades brincantes;
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática nas brincadeiras folclóricas (amarelinha, corda e bolinha de gude);
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática e a Geometria na Educação Infantil;
  • Adquirir repertório prático e teórico para incorporar a Resolução de Problemas como metodologia nas aulas de Matemática.
  • Elaborar planejamentos e registros como instrumentos para Documentação Pedagógica.

Observação:  Nos três  módulos o aluno terá vídeo-aulas para disparar as discussões teóricas e práticas, bem como material em PDF, link de vídeos de referência e toda referência bibliográfica para subsidiar a prática educativa.

Descrição

Sabemos que as crianças não entram na escola sem qualquer contato com a Matemática e que a formação inicial do docente possui lacunas muito significativas em relação a essa disciplina. Desse modo, se trata de um desafio para o professor articular, na Educação Infantil, elementos em seu planejamento que proponham uma “Matemática Brincante”.  Para isso, este curso foi organizado em 3 (três) módulos:


Módulo l: O brincar e a Matemática na Educação Infantil’;

Módulo ll: Brincadeiras tradicionais e a Matemática;

Módulo lll: A geometria e as brincadeiras nas aulas de Matemática;

Desse modo, o curso pretende subsidiar a prática educativa docente com reflexões e ideias que possam ser incorporadas no cotidiano das escolas.


Carga horária: 10 horas

Dedicação mínima por semana: 2 horas

Tempo máximo para conclusão do curso: 5 meses

Avaliação final: mínimo de 70% de apreensão do conhecimento.

Público alvo

Professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, cuidadores, auxiliares de educação e coordenadores pedagógicos.

Disciplina Descrição Professor Aulas
Módulo 1 - O Brincar nas aulas de Matemática Patricia Romão 4 aula(s)
Módulo 2 - Brincadeiras tradicionais e a Matemática Patricia Romão 7 aula(s)
Módulo 3 - Geometria e as aulas de matemática Patricia Romão 2 aula(s)

Investimento

R$ 147,00


Estimule a criança a pensar de forma lógica e a ser desafiada a resolver problemas. 

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